Centraldetecnicos.forumeiros.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Ir para baixo

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Empty COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Mensagem por thigana Qui 3 Dez - 0:59

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 0cnun3n

ESCOLHA DO SEU OLHEIRO


Partimos do principio básico que você não conhece nada sobre categorias de base do FIFA16, então o primeiro passo para montar uma boa categoria de base é escolher um olheiro. Na tela de “compra” dos olheiros você pode contratar no máximo 3 (de 5 que aparecem) que são os limites de qualquer time.

Diferente do FIFA15, neste FIFA16 os olheiros chegam no mesmo dia de sua contratação não sendo necessário esperar a sua chegada.

Uma das novidades para esta nova versão do jogo é que ao escolher um jogador para a sua categoria de base o seu OVER é logo informado (fato que não existia antigamente) junto com suas estatísticas e um potencial estimado.

EXPERIÊNCIA

A experiência determina quantos jogadores o seu olheiro vai acabar encontrando por relatório e também a probabilidade de encontrar o jogador que você está desejando (Se o olheiro não encontrar o jogador que deseja, vai partir para outras alternativas). Estes fatos estão demonstrados nas tabelas abaixo.


ESTRELAS
JOGADORES POR RELATÓRIO
1
De 1 a 3 jogadores
2
De 2 a 4 jogadores
3
De 2 a 5 jogadores
4
De 3 a 5 jogadores
5
De 4 a 6 jogadores

Deste modo um olheiro com 5 estrelas em experiências irá apresentar mais jogadores em um relatório aumentando assim as chances de um craque aparecer.

ESTRELAS
COMBINAÇÃO EXATA
CHANCE
5
Sim
75%
5
Segunda Escolha
12%
5
Terceira Escolha
10%
5
Quarta Escolha
3%
4
Sim
65%
4
Segunda Escolha
20%
4
Terceira Escolha
10%
4
Quarta Escolha
5%
3
Sim
55%
3
Segunda Escolha
25%
3
Terceira Escolha
15%
3
Quarta Escolha
10%
2
Sim
45%
2
Segunda Escolha
25%
2
Terceira Escolha
15%
2
Quarta Escolha
15%
1
Sim
35%
1
Segunda Escolha
30%
1
Terceira Escolha
20%
1
Quarta Escolha
15%

Assim fica evidente que um olheiro com 1 estrela de experiência  tem apenas 35% de chance de achar o jogador desejado e 65% de achar uma alternativa. Já com 5 estrelas de experiência a exatidão em sua procura é de 75% e a chance para uma alternativa é apenas de 25%.

JULGAMENTO

Este fator determina a qualidade dos jogadores encontrados no relatório. Quanto maior o julgamento do olheiro, maior a chance de encontrar os melhores jogadores.


ESTRELAS
QUALIDADE DO JOGADOR
CHANCE
5
Platina
6%
5
Ouro
8%
5
Prata
63%
5
Bronze
23%
4
Platina
4%
4
Ouro
6%
4
Prata
50%
4
Bronze
40%
3
Platina
3%
3
Ouro
4%
3
Prata
33%
3
Bronze
60%
2
Platina
2%
2
Ouro
3%
2
Prata
25%
2
Bronze
70%
1
Platina
1%
1
Ouro
2%
1
Prata
15%
1
Bronze
82%

Fica evidente com a tabela que um olheiro com 1 estrela de julgamento é muito mais propicio a encontrar jogadores piores do que um olheiro com 5 estrelas de julgamento.

Agora você se pergunta...O que são jogadores bronze, prata, ouro e platina? São as faixas de potencial dos jovens encontrados pelo seu olheiro, ficando distribuídos da seguinte maneira:

*Bronze: 55-80 Potencial
*Prata: 60-85 Potencial
*Ouro: 65-90 Potencial
*Platina: 75-95 Potencial


Então por fim, se você deseja encontrar qualquer tipo de jogador não é necessário levar em consideração a experiência. Agora se deseja um jogador específico e seu dinheiro é um pouco limitado, cabe a você fazer um bom balanço entre julgamento e experiência analisando cuidadosamente cada situação.


COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 TZvS7go

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Ufopl47

.
thigana
thigana
Administrador
Administrador

Jogo preferido : FIFA
Clube : Corinthians/Figueirense
Mensagens : 942
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 31
Localização : Tijucas - SC

Ir para o topo Ir para baixo

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Empty Re: COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Mensagem por thigana Qui 3 Dez - 5:20

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 0cnun3n

AONDE VOU MANDAR MEU OLHEIRO?


Bem, depois de muita analise e pensamento para comprar o seu olheiro você deve imaginar uma simples coisa....Pra qual país eu devo mandar o meu olheiro? A resposta é simples e vamos mostrar nos comentários logo abaixo.

Certas regiões tem uma maior probabilidade de encontrar os chamados jogadores “platina” (que são os jovens mais talentos), e com a ajuda da tabela abaixo você saberá quais são essas “regiões especiais”.

Youth Player Platinum 0015
Youth Player Platinum 0105
Youth Player Platinum 0202
Youth Player Platinum 0306
Youth Player Platinum 0414
Youth Player Platinum 0508
Youth Player Platinum 0613
Youth Player Platinum 0707
Youth Player Platinum 0803
Youth Player Platinum 0901
Youth Player Platinum 1001
Youth Player Platinum 1106

E cada número tem o seguinte significado:

00Subregião Argentina e Brasil
01Subregião Resto da América do Sul
02Subregião América do Norte
03Subregião Norte da Europa
04Subregião Itália, Espanha e Portugal
05Subregião Sul da Europa
06Subregião Centro da Europa
07Subregião Resto da Europa
08Subregião Japão e China
09Subregião Resto da Ásia
10Subregião Austrália
11Subregião África

Pode ser notado que regiões como Argentina, Brasil, Itália, Espanha e Portugal e todos os países da Europa Central são os lugares mais “fáceis” de encontrar os jogadores Platina, já na Austrália, Ásia, América do Norte a chance de encontrar esses jogadores é bem menor;

Esta nova versão de FIFA temos uma leve mudança com relação aos jogadores, agora as regiões influenciam de alguma na formação desses jovens jogadores. Por exemplo o continente africano que é famoso por formar jogadores robustos realmente tem essa capacidade na base do FIFA16.

Logo abaixo mostro uma rápida lista das posições com suas respectivas localidades que vai facilitar e muito o seu trabalho para encontrar o jogador desejado.

Atacantes:

Defensivos:

Goleiros:

Forte Físicamante:

Armador:

Talentoso:

Alas:

Um último fator que não se deve levar em consideração é mandar o seu olheiro buscar algum jogador no seu país de origem. Por exemplo você recruta um olheiro inglês e manda buscar qualquer tipo de jogador na Inglaterra, este tipo de coisa não faz a menor diferença na sua caçada por jovens talentos.

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 TZvS7go

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Ufopl47


.
thigana
thigana
Administrador
Administrador

Jogo preferido : FIFA
Clube : Corinthians/Figueirense
Mensagens : 942
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 31
Localização : Tijucas - SC

Ir para o topo Ir para baixo

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Empty Re: COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Mensagem por thigana Sex 4 Dez - 4:52

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 0cnun3n

OS TIPOS DE JOGADORES


Agora vou apresentar os tipos de jogadores que podemos encontrar nas categorias de base e explicar um pouco brevemente cada um deles.

QUALQUER

Essa é o tipo de busca mais básica que o olheiro pode realizar, ao selecionar esta opção o seu olheiro contratado vai fazer a busca no país desejado sem qualquer tipo de restrição, ou seja, vai trazer relatórios de qualquer tipo de bons jogadores independente da sua posição. Como foi citado um pouco mais acima a experiência do seu olheiro nesse momento é irrelevante para a busca.

TALENTOSO

São jogadores encontrados praticamente em todas as posições do meio campo, e independente da sua posição a principal característica desse jogador é o ótimo controle de bola e seus dribles. Vale ressaltar que os passes desses jovens não são excelentes (mas tem um valor considerável) e somando todas as suas características se enquadram no tipo de jogador que gosta de fazer as penetrações nos sistemas defensivos adversários. Como parte negativa fica a fraca finalização desse tipo de jogador que como citado tem maior serventia para construir as jogadas e não finaliza-las.

ALA

Uma novidade para esse tipo de posição no FIFA16, agora finalmente você vai encontrar jogadores com atributos de velocidades altos (algo quase impossível na edição anterior). A maioria dos jovens para esta posição são os meias que atuam na beirada do campo (ME/MD/ME-MD) e apresentam qualidades no cruzamento, curva e velocidade que são as mais desejadas para quem atua nessa faixa de campo (categoria ideal para quem gosta de atuar com bons cabeceadores no ataque). Caso encontre “pontas” os dribles e cruzamentos (junto com a velocidade) são os pontos fortes desses jogadores, porém de forma geral como os “Talentosos” essa categoria tem os atributos de finalização muito fraca sendo uma parte que deve ser bem trabalhada nos treinos.

FORTE FISICAMENTE

Neste tipo de categoria é possível achar jogadores na faixa mais central do campo (ZAG,VOL, MC, MEI, SA e ATA) e como o nome diz a parte mais relevante deste jogadores são seus atributos físicos, porém com a nova correção neste FIFA16 é possível encontrar jogadores fortes fisicamente e com bons atributos na velocidade (algo muito raro no FIFA15). Vale ressaltar que essa categoria traz jogadores com atributos bem balanceados no ataque e defesa sendo os chutes de longa distancia a principal arma (claro atrás do físico) porem é mais das categorias que a finalização é baixa sendo inviável utiliza-los no ataque (a não ser que treino muito nessa parte).

GOLEIROS

Categoria que não necessita de explicações por motivos muito óbvios do tipo de jogadores que vão ser encontrados.

ATAQUE

Existem duas posições encontradas nesse tipo de busca: Alas, meias centrais (incluindo os MEI’s) se você deseja achar um bom atacante por incrível que pareça é mais viável procurar por talentosos ou até fisicamente fortes. Os alas achados nessa busca vem com uma boa velocidade e finalização sendo melhores até que o cruzamento e drible, já os meio campistas não são tão rápidos quanto os alas mas seus atributos técnicos são praticamente semelhantes (tendo bons números nos passes e cruzamentos). Uma boa dica para essa categoria é quando você encontrar um MC vale mais apena muda-lo para MEI ou até ATA afim de obter melhores resultados com esse jovem.

DEFENSIVO

No FIFA16 ficou mais complicado encontrar zagueiros neste tipo de posição por incrível que pareça (mais fácil acha-los em Forte Fisicamente), os casos mais comuns são os jogadores do meio campo. Caso encontre algum zagueiro eles irão apresentar um maior equilíbrio entre velocidade e atributos de desarme (algo impossível no FIFA15) e somados aos bons números de ataque e defesa pode se tornar no futuro um ótimo zagueiro. Quanto aos jogadores que atuam na faixa do meio campo como, MC e VOL, os atributos são bem semelhantes com bons números nos atributos físicos e as habilidades técnicas estão voltadas para a defesa, porém os passes são médios e níveis de dribles ruins e isso pesam de forma negativa já que o OV desses jogadores se torna um pouco baixo.

ARMADOR

Era antigamente a pior categoria para pesquisa no FIFA15, mas parece que isso foi corrigido para esta nova versão do jogo. Aqui se encontra jogadores para três faixas de campo (MEI, MC, MD/ME) que vão apresentar atributos razoáveis em dribles, passes e cruzamentos (fazendo deles ótimos jogadores para a posição box-to-box da sua equipe) facilitando muito a saída de bola. A parte negativa para essa busca é que esses jogadores tem atributos fracos na parte física e também na velocidade, fazendo com que se pense muito bem antes de recrutar um jovem deste tipo.

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 TZvS7go

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Ufopl47

.
thigana
thigana
Administrador
Administrador

Jogo preferido : FIFA
Clube : Corinthians/Figueirense
Mensagens : 942
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 31
Localização : Tijucas - SC

Ir para o topo Ir para baixo

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Empty Re: COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Mensagem por thigana Sex 4 Dez - 15:59

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 0cnun3n

COMO SABER QUAL JOGADORES TRAZER PARA A BASE?


Depois de ter lido todos tutoriais anteriores (acredito eu) você ainda deve se perguntar qual dos jovens do relatório do meu olheiro eu devo contratar? Isso é um pouco complicado, mas com algumas dicas abaixo vou facilitar o trabalho para você.

A primeira observação é que não existe mais a atualização de maio nesta versão do jogo, caso você não saiba o que é isso CLIQUE AQUI e leia mais sobre o assunto na versão anterior do FIFA.

A primeira coisa a ser notada quando chega um relatório do seu olheiro é que as informações que ele tem sobre o jogador é um pouco vago, ele vai apresentar o OV e seu Potencial em uma faixa de valores (Sim, agora nesta versão o olheiro informa o OV do jovem). Como deve imaginar esses valores são estimativas iniciais do olheiro sobre o jogador, mas conforme seu olheiro vai observando este futuro talento os valores vão se ajustando e ficando dentro do real.

Mas você deve se perguntar como faço para ver o OV (sem ser em estimativas) do jogador que desejo promover? É simples, basta contrata-lo para sua categoria e PAHH...o  valor estará lá. A promoção tem um custo de 18.000 (da moeda que você esta utilizando) e um salário de 500 (da mesma moeda) independente do jogador promovido, então se você está com um time rico não deve existir muita preocupação quanto a promoção dos jovens, mas se estiver num time com o orçamento limitado vale mais a pena esperar uma avaliação mais precisa do seu olheiro.

Outros times podem se antecipar a você e realizar a contratação dos jovens que seu olheiro observa, então fique atento a isso.

Vamos ao segundo tema deste tópico: O QUE É MAIS IMPORTANTE OV OU POTENCIAL? COMO CLASSIFICAR UM BOM OV?

Como não existe mais a atualização de Maio, agora o OV também é muito importante já que os jovens não vão ter mais aquele “impulso” para atingir rapidamente o seu potencial e pode ter alguns aspectos até mais importantes que o potencial.

Uma forma de ajudar esse crescimento é a utilização dos treinos, que dão um leve aumento nos atributos dos seus jogadores. Existe uma lógica no recrutamento dos jogadores associada à evolução deles, então é aconselhável a segui-la (esta apresentada logo abaixo).

*15 anos - 45 de OV
*16 anos - 50 de OV
*17 anos - 55 de OV

Resumindo, apareceram jogadores com esses valores descarte-os prontamente. O cenário ideal para contratação é este que vou mostrar agora.

*15 anos - 55 de OV
*16 anos - 60 de OV
*17 anos - 65 de OV

Sendo assim, jovens nesta faixa são propensos a serem futuras promessas da sua equipe se muito bem trabalhados.

Neste FIFA a faixa máxima de potencial é 93/94 e caso encontre um jovem com potencial superior aos 90 (exemplo 67/91) mantendo a observação nele já que a aproximação do olheiro deve deixar potencial na faixa de 70/80 sendo assim bem interessante para recruta-lo para sua categoria de base.

Qualquer jogador encontrado com a faixa mínima de 70 para cima (exemplo 70/93) já vale a assinatura sem maiores observações por isso contrate antes que outro clube roube-o de você.

O terceiro e último tema do nosso capítulo é: COMO SABER O POTENCIAL DO JOGADOR DEPOIS QUE ELE FOI PROMOVIDO?

Você deve se dirigir até o relatório do seu elenco (aquele mesmo que apresenta a evolução de todos os jogadores), ache o seu jogador da base e observe como está descrito o estado do seu atleta. Podem aparecer 3 frases dependendo muito da faixa de potencial que o seu atleta se encontra e elas estão descritas e explicas logo abaixo.

*Mostrando grande potencial - Potencial entre 80/85
*Uma grande promessa - Potencial entre 86/90
*Potencial para ser especial - Potencial acima de 91

Caso seu jogador não apresente nenhuma dessas frases e mostre apenas “No clube desde....” significa que o seu potencial é menor que 80. Aquela frase que aparece em alguns jogadores (independente da idade) “Tem aquele algo a mais” não tem relação alguma com o potencial, significa que este atleta apresenta algum dom e os jogadores da base não tem a possibilidade de apresentar essa característica.

No FIFA16 foi retirada a randomização do potencial, que acontecia quando você não conseguia evoluir seu jogador até o nível de OV esperado fazendo assim o seu potencial diminuir. É uma coisa tanto boa quanto ruim, já que agora seu jogador não vai mais extrapolar aquela faixa de potencial “impedindo” de criar um verdadeiro mito dos mitos (como diria um conhecido meu kkk), por outro lado o jovem não vai acabar um fracasso completo e o seu tempo e dinheiro perdido.
Uma alternativa caso você queria evoluir o seu jogador, mas não tem espaço no seu time é empresta-lo para uma outra equipe (não sendo da mesma divisão) assim ganhará possíveis minutos de jogo que não ganharia em seu time e terá chance de evoluir, lembre-se que ao emprestar o jogador o seu status de potencial pode acabar se modificando (infelizmente isso ainda ocorre nesta versão)

Bom galera sei que ficou um pouco extenso essa bagaça, porém vale muito a pena para quem não manja muito da categoria de base. Lembro a todos que não é 100% preciso essas dicas, mas já dão uma ótima noção de como mexer com a categoria de base e revelar futuros craques para o seu time.
Eu falo isso porque como sabemos o FIFA ainda é um jogo programado, e como todos, tem alguns erros que fazem as coisas fugirem da regra. No mais é isso e qualquer dúvida podem me procurar através das MP’s ou algum outro contato...bom divertimento a todos e grato pela atenção.

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 TZvS7go

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Ufopl47

.
thigana
thigana
Administrador
Administrador

Jogo preferido : FIFA
Clube : Corinthians/Figueirense
Mensagens : 942
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 31
Localização : Tijucas - SC

Ir para o topo Ir para baixo

COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16 Empty Re: COMO TRABALHAR COM A CATEGORIA DE BASE - FIFA16

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro